05 de Abril – Via Cristina

dsc04827reduzida

A caminhada matinal neste domingo, iniciada no Parque das Mangabeiras e concluída no Parque Municipal, ao som da Zezé Mota e do Maurício Tizumba, prepararam a nossa boca para desgustarmos as cinco garrafas de VMBier, novissímas, na Praça dos Fundadores, no parque.

A cerveja tinham sido engarrafadas pelo Alfredo, no dia anterior. Foram cuidadosamente geladas na noite anterior e levadas, em cestas térmicas, pela Cristina, que passou antes no Verde Mar e providenciou os acompanhamentos.

A avaliação dos especialistas, Chico e Humberto, foi positiva. Não empapuça, gosto final de alta qualidade, a falta de conservantes deixa o aroma muito agradável. Alfredo que providencie aumento de capacidade porque entramos na fila dos consumidores.

E fomos almoçar no Via Cristina. É prá lá que vamos sempre quando queremos fugir das saladas dos self service dominicais. É lá que encontramos o melhor Torresmo de Barriga da cidade. É lá que pedimos sempre, como acompanhamento, a mandioca que é amassada, frita e servida em forma de tira depois de passar na churrasqueira. É lá que cometemos o pecado da gula. É lá que nos refrescamos dos rigores dos regimes observados de segunda a sexta.

Este restaurante fica localizado a dois quarteirões da minha casa, na Rua Cristina com Leopoldina,  e já foi um self service de qualidade média para baixa, antes de descobrir a sua vocação para buteco. O sucesso do torresmo de barriga o levou para a Comida di Buteco, há uns quatro anos, e desde então não é fácil encontrar mesas vazias para o almoço dos domingos.

A carta de cachaças é bem extensa e tem a vantagem de relacionar as marcas por preço. Servem uma degustação de cachaça, onde pode-se escolher seis marcas e recebê-las, juntas, em meias doses para fazer comparação de qualidade.

É agradável a temperatura do ambiente para quem se senta nas mesas próximas da janela, mas o restante do ambiente é muito quente, devido a falta de janelas nas laterais e fundo e pela proximidade da churrasqueira que fica no centro da sala.

Encontrei o Gêra lá, por acaso, que marcou mais um ponto na sua disputa com Humberto pelo automóvel. Fomos ver os sete gols do futuro campeão mineiro deste ano na casa dele, antes que saísse com a Juliana para o jantar íntimo de comemoração das bodas, para o qual não se estendeu convites.

A pão-duragem é realmente uma doença contagiosa.

Agosto/10: encontrei o Silvio Podestá no Via Cristina folheando a Revista Veja que dava mais um título para este bar como o de melhor carta de cachaça de BH. Ele disse que estava dando apenas uma ajudinha na reformulação do espaço interno lá. Duvido. Tem dedo grosso de quem entende do ramo porque as mudanças – entre outras melhorias –  levou a churrasqueira para outro lugar refresacando o ambiente e criou outro espaço nos fundos, descoberto, para as noites frescas e tardes quentes.

Anúncios

4 Respostas para “05 de Abril – Via Cristina

  1. A falta de convite não foi por pão-duragem…é que Gêra não conta, mas como é muito ciumento prefere manter estes momentos a dois, rsrsrs…

  2. Olá Augusto,
    Descobri que além de tio do Gabriel,irmão do Geraldo,cunhado da Juliana,butequeiro,carnavalesco,você é também blogueiro…muito bom.
    Estou te devendo uma lembra?
    Adorei o texto que vc escreveu sobre o Via Cristina,mas temos que retificá-lo.Neste último ano fizemos uma reforma grande e o Via não é mais calorento.Demorou…
    beijos.

  3. augustonobuteco

    Isabel,
    eu estive aí e já constatei isso. Meu texto está desatualizado. Vou corrigi-lo.
    E se a “uma” que você me deve é aquela que se serve em doses, qualquer hora passo aí para acertarmos as contas.
    Augusto

  4. É esta mesma…
    Estou te aguardando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s