11 de Junho – Barraquinha de Santo Antonio

 

 

 

DSC05150reduzida

Como em Salinas, o padroeiro de Rio Acima, é o Santo Antonio. E como lá, comemora-se o Santo Padroeiro com festas que duram quinze dias, que terminam no dia 13 de junho.

     Em Salinas a comemoração diária era garantida com leilões comandados pelo Leolino e se arrematava frangos assados, garrafas de Havana, biscoitos, pencas de laranjas e no último sorteava-se um bezerro que tinha ficado exposto durante toda a quinzena; o ganhador tinha que levar o bicho pela corda na hora.

     Aqui, para salvar a festa, umas cinco barraquinhas com o famoso Pastel de Santo Antonio preenchem toda a lateral da praça, cada uma responsável pela fritura de dois tipos: numa o napolitano e o de queijo, na outra, o de carne e o de frango, na terceira, o de banana e o de…

     Este pastel, que é vendido durante todos os finais de semana dia num barzinho ao lado da casa do padre R$0,50 a unidade, salvou a festa, já que a canjica, a R$2,50 não tinha amendoim, canela, coco, nem nada; era farinha misturada com leite.

     Não percam a festa, nem que seja pelos estandartes com elementos plásticos, que o sempre inventivo José Maria transforma a cada ano. As flores grandes, que emolduram as barraquinhas, então, estão um show à parte.

Deixe um comentário