16 de Julho – Bar do Toninho

DSC05232reduzida

Eu fui rouco, tossindo, com Pastilhas Valda e lenço no bolso, com meia febre e cabeça inchada pela ressaca futebolística, no bastante recomendado Bar do Toninho, depois de uma quarta-feira de lascar o cano, lamber minhas feridas.

Não encontrei um sorriso de aurora que acolhesse meu ocaso, mas encontrei, por acaso, três amigos de trabalho, ainda uniformizados, que aliviaram o clima e dividiram os pratos comigo, permitindo que eu pudesse provar de mais de um prato.

Teria sido uma dúvida cruel, escolher apenas um prato entre os sete pratos que o Toninho estava oferecendo: costela de boi, rabada com batata, joelho de porco, cascudo, língua, carne cozida, moela com batata e lingüiça. Tudo isto nos aguardando, dentro de grandes panelas sobre o fogão, atrás do balcão, pra quem quiser ver antes de escolher.

Ficamos com a costela, a rabada e o joelho; não houve unanimidade entre nós, sobre qual prato estava melhor, o que indica que estávamos decidindo mais pela nossa preferência pessoal que pela qualidade do prato.

Votei na costela ensopada, pois além de estar muito saborosa, estava muito macia. O Toninho explicou que são necessárias quatro horas para conseguir aquela textura.

O Toninho não tem cardápio. Explicou-me que prefere assim porque o freguês diz a quantidade que quer comer e ele diz qual o preço. Não me dei ao trabalho de examinar a conta; só sei que gastamos R$100,00 pelos três pratos e pelas oito Serra Malte.

O Bar fica na Rua Vila da Barra 275, no Barreiro de Baixo e o Toninho me forneceu o telefone da sua casa (2551-5297) e o seu celular (9666-6646), que passo pra vocês agendarem um jantar (porque aquilo não era um tira-gosto) com ele. Atenção: ele não abre para almoço.

Os versos no início deste texto são da música Recreio das Meninas II, do disco Vida Noturna que o Aldir gravou. Aconselho que ouçam este disco, mas sem esquecer que é um disco pra ser ouvido do andar térreo.

Anúncios

Uma resposta para “16 de Julho – Bar do Toninho

  1. O Bar do Toninho de longe á muitos anos é um dos melhores do Barreiro ,se participasse do comida de boteco pelos Tiragostos deliciosos seria um dos campeões ao lado do Zeze, com certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s