20 de julho – Restaurante Rosa dos Ventos

fotoredu

De terras austríacas um senhor parte para se aventurar pelo Brasil e se muda com a família para o Rio de Janeiro. Interessado em conhecer mais o país, segue em férias pelo Rio São Francisco, de barco, e a viagem chega até Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. Nicola, jovem moça, filha do patriarca, encanta-se por um morador do lugar e para a perplexidade dos pais decide permanecer ali, embalada pela descoberta do amor nos braços de Anselmo.

Esta história poderia ter sido inventada por algum escritor, mas não. Foi contada pela protagonista, em noite de lua cheia, ao ser indagada por mim pela origem de seu restaurante, o “Rosa dos Ventos”. Enquanto ia me contando fui ficando cada vez mais encantada com a revelação de que desse amor nasceram os filhos e o restaurante. Anselmo, o marido, possuidor da arte de cozinhar, prepara deliciosos pratos para nosso deleite, que temos o prazer de degustar em ambiente pra lá de acolhedor.

Mesas de madeira dispostas em um avarandado de uma casa muito agradável, localizada em rua sossegada do Arraial, que lembra a calma de tempos antigos para quem o conheceu nos anos 80, como eu. As plantas verdes ao redor completam o charme do lugar. Velas enfeitam as mesas com elegância, mas ao mesmo tempo ali paira um ar de simplicidade que nos deixa completamente à vontade. Mérito da anfitriã. Se vocês tiverem o privilégio de serem atendidos por ela, sentirão que estou certíssima.

O couvert é ótima pedida nessas ocasiões, quando trocamos o almoço pelo jantar em dias de praia e nem pensamos em comer mais cedo para não perder o mar. Impossível depois não chegar ávido por um alimento em algum restaurante. Vale à pena pedi-lo, sobretudo pela qualidade. O coquetel de frutas é outra surpresa. Além do suco batido na hora, pedaços de frutas diversas colorem o copo e tornam a bebida irresistível. Fui obrigada a abandonar a cerveja. Uma dica: peçam para usar a manga como a fruta do suco. Para quem gosta, insuperável. Ganhou de longe o de goiaba que tomei em outra ocasião.

Salada de folhas verdes, tomates frescos e queijo acompanham os pratos, assim como arroz. Não deixem de provar os pratos com peixe. Perto do mar, essa costuma ser sempre a melhor escolha, penso eu. A minha, o filet de peixe “Brasil”, veio preparado com creme de espinafre e molho de abóbora dispostos lado a lado, trazendo nossa marca registrada, o verde-amarelo, enchendo meus olhos, boca e coração. Generosos camarões e deliciosas batatas com ervas completaram o prato. Inesquecível!

Como Anselmo tornou-se o chef da cozinha, Nicola dedicou-se às sobremesas. Manjar dos deuses. Provei “segredos de família”, uma torta gelada de chocolate com castanhas e sorvete de creme (na foto, em destaque). A Vânia e a Betinha, amigas que me acompanhavam, escolheram “neguinho de pijama” e “profiteroles”. O Gilbert, que veio da Austrália para Porto Seguro pela terceira vez, mas agora para buscar a Betinha, foi de “segredos”, como eu. Acho que se interessou em descobrir o segredo de um amor duradouro para ser feliz também em terras distantes, como a Nicola e o Anselmo.

Desta vez não pude voltar para experimentar alguns pratos que precisam ser pedidos com antecedência de 24 horas: cabrito à toscana com alecrim; peixe recheado com lagosta e molhos de espinafre e abóbora; e o “rango da roça” (carne de sol, lingüiça, farofa de feijão verde, banana da terra e lelé de aipim).

 O café não é expresso, mas se pedido é passado na hora e, como apreciadora da bebida que sou, atesto: delicioso! Podem confiar.

 Preços honestos, não se preocupem. Confesso aos leitores que fiquei apaixonada por tudo: do restaurante à simpatia de Nicola, cujo sorriso encanta a quem escuta sua história. Posso até ser contestada por um relato tão parcial! Mas uma coisa eu lhes garanto: quando chegar a conta, a última coisa que vocês se importarão é em ter que pagá-la. Estar ali, para mim, não teve preço!

 Juliana Borges, especialmente para o blog do Augusto.

 Restaurante Rosa dos Ventos – Alameda dos Flamboyants, 24 – Telefone: (73) 3575-1271. E-mail: rosa-dosventos@uol.com.br – Arraial d’Ajuda. Porto Seguro. Bahia.

4 Respostas para “20 de julho – Restaurante Rosa dos Ventos

  1. Eu preciso de falar que você ganhou mais um cargo?

  2. Acho que Arraial d’Ajuda ficou tão presente neste post, que o clima de férias tomou conta do blog e “a gosto” do blogueiro correu pra julho, que pra bom mineiro é mês de se esconder no mar!

  3. augustonobuteco

    Juliana, não é isso não. É que fiquei estupefato com a qualidade do seu texto, com medo de você tomar o meu cargo. Augusto

  4. Mas nunca! Sem você, este blog não tem a menor graça!

Deixe um comentário

