15 de setembro – Porto da Praia (Piracicaba)

DSC05524reduzida

Na companhia do Maurélio, natural de Pirapora (lugar em que o peixe pula), a convite do Alencastro, Sandra e Daniela (da ArcelorMittal), fomos ao Porto da Praia Cozinha e Mar, em Piracicaba (lugar em que o peixe para) para saborear um Filhote de Piraiba, assado na brasa, temperados apenas com sal e molho de ervas.

Este tipo de peixe, que tem uma textura muito semelhante à do bacalhau, deu motivo para que alguém dissesse que bacalhau não é um tipo de peixe e sim uma forma de se preparar alguns tipos de peixe. Está posta, portanto, a discussão e quem tiver informações conclusivas sobre o assunto que se manifeste.

Participaram, ainda, do evento, como entrada uma salada completa (alface, rúcula, tomate, palmito, ovo, ervilha, cebola, cenoura e milho verde) – completa mesmo – uma porção de mandioca e uma Schincariol tipo Munich escura.

Na Rua do Porto, local de encontro sagrado dos piracicabanos, aos domingos, soprava uma brisa típica de beira de rio que amenizava o calor forte do meio dia. Como vocês sabem, Pirapora e Piracicaba têm praia, mas é de rio.

Alguns dos 25 restaurantes existentes nesta rua, o nosso era um deles, oferecem mesas ao ar livre, do lado da rua, voltado para o rio, cobertas por um toldo que é muito mais agradável que dentro das casas.

Este restaurante mantém uma grande churrasqueira com vários peixes já assados, em diversos tipos e tamanhos, para sua escolha. Salmão, pintado, piapara, tambaqui – nenhum deles foi pescado no rio que aparece ao fundo – eram alguns dos peixes disponíveis, cujos preços, por quilo, variavam de R$33,00 a R$53,00.

Além dos peixes assados, ótima solução para quem não dispõe de muito tempo, o cardápio tem manjubinhas, badejo, tilápia, dourada, lambari, camarões, etc.

Como se sentiu o Manuel Bandeira quando lhe revistaram a mala num aeroporto em Paris, posso dizer também que, com a recepção que tive lá, saí de Piracicaba levando mais coisas no coração que na pasta de trabalho.

Anúncios

2 Respostas para “15 de setembro – Porto da Praia (Piracicaba)

  1. Muito bom para o blog essas visitas do Augusto fora do circuito, mas pena para a comentarista, que foi conferir sozinha o encontro do Marcelo Guedes, da CBN, com o Rusty Marcelini, do CBN Sabores BH e com a Fabiana Arreguy, CBN/Pão e Cerveja, na Livraria Travessa, na terça-feira. O programa foi muito bom e faltou o blogueiro para palpitar nos debates como é ser crítico gastronômico em uma cidade que está engatinhando nesta área, segundo os apresentadores.

    Não faltarão oportunidades, ainda mais que o hobby do blogueiro está se tornando cada vez mais profissional.

  2. Oi Augusto, tudo bem?
    A foto e o texto ficaram ótimos!
    Neste momento meu marido Fabricio e eu estamos saboreando uma cerveja Super Bock e apredendo um pouquinho mais com o Guia que você nos presentou.
    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s