26 de setembro – Coisas D´Hana

DSC05562reduzida

Uma dica no Mercado Central. Entre pela Rua Curitiba para evitar ser abduzido pelos bares das outras entradas e vire à esquerda. Perto da entrada você verá a placa, na loja 33, com os dizeres “Empório e Delikatessen D´Hana – 3213-0793” e entrando pela porta da direita você encontrará Hana Khowli, atrás do caixa, no qual está afixado um adesivo indicando que “Bush é um genocida e tem que ser julgado”, comandando ordens para as suas três funcionárias e anunciando para elas o que foi pago.

Ao fundo, atrás do balcão de pastas (abacaxi, tomate seco, coalhada, coalhada com ervas, coalhada seca, frango, tabule, grão de bico, berinjela, damasco e quibe cru) com as quais são feitos sanduíches ou vendidas em pequenos potes, você encontrará recortes de jornais, fotos com personalidades, prêmios (indicação em 2007 pela Veja) e informações, dando conta que Hana, conhecida como a Turca do Mercado, é natural de Haifa, capital da Palestina (hoje Israel) e que se mudou com o marido libanês para o Brasil por causa da guerra, 32 anos atrás.

O lugar, aberto em 1986, além de funcionar como uma lanchonete onde se come, além dos sanduíches feitos com as pastas, quibes, esfirras abertas e fechadas e falafel, funciona como uma pequena mercearia para os mais de 300 produtos árabes importados. As sobremesas típicas são de cair o queixo: halawi (feito com gergelim), bala de damasco, pão de mel com recheio de damasco, geléia de damasco com torrone e damasco, barra de cereal com gergelim e pistache, gergelim com figos e nozes, damasco seco e damasco com pistache. E a sobremessa feita com massa semolina com geléia de pétalas de rosa ou com nozes e mel?

Comemos, cada um, um quibe, de altíssima qualidade, cujo sabor permanecerá na minha memória por muitos anos. Aliás, nem precisava ficar tanto retido, pois renovarei esta informação com bastante freqüência.

Vende-se a cachaça Ferreira e o arack (destilado de anis) em garrafas e latinhas de Skol para consumo no local. Daniel comprou uma lata de azeite de oliva (R$25,00) importado e garantem que uma gota dá o mesmo sabor de uma colher dos azeites portugueses. Dona Hana desafiou: – Provem e depois vem falar comigo -. Comprou ainda uma bola feita com queijo e ervas que pode ser amassado com óleo e comida com pão árabe.

Você está intimado a passar neste empório toda vez que for ao Mercado Central, nem que seja para a sobremesa.

Anúncios

2 Respostas para “26 de setembro – Coisas D´Hana

  1. Perdi os três mais uma vez.

    Um dia esses concursos me pagam…

  2. André, não sei não, mas do jeito que a coisa anda o Daniel logo logo vai levar Augusto e Cristina pra morar com ele, rsrsrs…

    Juro que não é intriga de comentarista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s