18 de outubro – Maurício Restaurante

DSC05627reduzida

         Quando, a não sei quantas décadas atrás, os estadunidenses criaram o supermercado, tinham a intenção clara de diminuir custos de operacionalização e aumentar as vendas. Eliminaram os vendedores e cada embalagem passou a ser a vendedora do produto que ela embalava e esta passou a ser mais importante que o produto em si. A conta que tal sistema cobrou foi gerir um país de obesos e um volume tal de lixo de embalagens que nos sufocará ainda, um dia.

         Este sistema não trouxe, entretanto, os mesmos problemas para a invenção brasileira (já ouvi falar, mas nunca li nada a este respeito) dos self-service na área de alimentação. Ao contrário, além de permitir acesso de muita gente a restaurantes nos finais de semana, evitou deslocamentos do trabalho à casa para o almoço e redução completa de desperdício e melhor controle da quantidade que se come.

         O único efeito negativo que trouxe foi a eliminação dos almoços dominicais na casa da mãe ou da sogra quando se reunia toda a família para a confraternização ou para a briga, que no fundo é a mesma coisa.

         O Maurício Restaurante Comida Mineira, na Contorno 4869 (3281-1407) cumpriu esta finalidade para mim, na época das vacas mais magras e não era raro encontrar lá, sem combinar as famílias de meus irmãos, principalmente a do Gera, que é fã incondicional do dono – o Maurício – mais que do restaurante.

         Funciona de segunda a sexta das 11 às 15 horas (R$24,00/quilo) e aos sábados e domingos de 11:30 às 16:00 (R$30,00).   Caro, não é? Vou pesquisar preços de self-service em BH. As minhas preferências são a bacalhoada, o creme de bacalhau e o peixe ensopado. Como todo restaurante deste tipo deve-se evitar a última hora de funcionamento, quando a reposição dos pratos é mais lenta.

         O Maurício transita com muita naturalidade entre o caixa e a churrasqueira, fazendo melhor o segundo papel. É comum também encontrá-lo sentado em uma das mesas de seus clientes, como se estivesse na casa dele, ou na do cliente.

         Se me fosse permitido exagerar, diria que já almocei no Maurício, aos domingos, mais vezes que almocei em casa, sendo as mesas da varanda as minhas preferidas.

Anúncios

2 Respostas para “18 de outubro – Maurício Restaurante

  1. ouvi na radio tupi no programa francisco barbosa dizer que sitema selviservice uma invençao brasileira e que começou em um restaurante de nova friburgo

  2. augustonobuteco

    Reinaldo,
    você é do Rio? De nova Friburgo? Caso sim, você poderia descobrir o nome deste restaurante? A história precisaria registrar este nome.
    Um abraço e obrigado pela informação.
    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s