28 de outubro – Bar do Piru

 

fotosredu

A febre cedeu e resolvi bater o ponto no Bar do Piru, depois de sugestões que chagaram de vinte anos atrás, desde a época em que Gêra morava naquela região. Zé Maurício, que nem mais bebe, também insistia para que eu conhecesse esse bar.

Instalado em uma bela esquina dos anos quarenta (Rua Montes Claros, 977 – Anchieta) adotou como nome a gíria da época, que indicava que o bar era muito bom. Pode-se encontrar o cozinheiro e proprietário João Fernandes, de 77 anos, discutindo futebol com seus clientes e ostentando a camiseta com a informação de que o bar tem 36 anos de tradição.

É um tradicional reduto de boêmios de boa estirpe, quer dizer, aqueles que às 23 horas já estão embaixo das cobertas, pois a 22 horas o bar fecha.

E vi, meninos eu vi!, dois velhos pedindo mais uma cerveja batendo com o fundo da garrafa no balcão. Não pude deixar de recordar do meu pai, batendo com o copo na garrafa, para a mesma finalidade.

Demorei vinte e cheguei fora de hora. Cheguei antes que o pescoço de peru, que só é servido às quartas-feiras, estivesse pronto e tive que me contentar com a carne cozida com batata (R$4,00).

A carne estava muito boa, mas faltou a acompanhante; fiquei espiando uma Petra pelo vidro da geladeira, enquanto bebia meu guaraná. E lendo a indicação do cartaz: “O Melhor Pastel de BH”.

O meu corpo retornou às atividades, mas a alma continua convalescente. O Bar do Piru me merecia melhor.

 

2 Respostas para “28 de outubro – Bar do Piru

  1. Nada como uma virada nos acréscimos para melhorar a alma!

  2. augustonobuteco

    Deco,
    a alma ficou lavada com a chuva que caiu no Maracanã ontem.
    Augusto

Deixe um comentário

