31/10/09 – Bar do João

DSC05640reduzida

Não fosse pelo fato de ser recuado e ter uma grande área livre em frente, antes da calçada, onde ficam as mesas, o Bar do João (Rua Tomé de Souza, 810 – Savassi) poderia ser considerado um “bumba de fora”, tão pequeno é o seu espaço interno. Os poucos observadores não percebem que a cozinha fica no mezanino e pensam que ali está instalada uma lanchonete e não um bar.

Mas, não. Da cozinha, que não visitei, é que saem o pastel de angu, quibinhos e a alcatra na chapa com fritas. Esta cozinha, os minúsculos banheiros masculino e feminino, os dois freezeres com cerveja instalados perto da entrada e a coragem do João em manifestar suas preferências musicais (vi a sua coleção de rock em fitas cassete e CDs) e futebolísticas (existem mais de uma dezena de referências ao Atlético) é que reforçam a característica de buteco.

Saquei, neste local, uma característica forte, predominante, dos butecos que eu ainda não havia lido ou escutado. Um buteco é um empreendimento de pequeno porte, onde o dono faz menos concessões ao mercado (lucro), não abrindo mão de suas convicções pessoais.

As convicções religiosas são sempre explicitadas, principalmente dos que acreditam em Deus. Os que não acreditam, e são poucos, ainda se mantêm na reserva, omitindo esta informação. Nunca vi uma informação do tipo “bar laico” ou “bar ateu”.

O João afixou um cartaz no interior do bar declarando respeito ao cliente, mas nem por isso precisa omitir que é atleticano, que gosta de rock e é de direita, politicamente falando. Deduzi que é de direita por ele ter afixado na parede do bar um pequeno recorte de jornal, de julho deste ano, com a informação que o Presidente Lula é cruzeirense. Deduzi que ele concluiu que o Cruzeiro não presta mesmo por ter este tipo de torcedor ou que está provado que este torcedor não presta mesmo por ser cruzeirense e quis dar publicidade à notícia.

Informei ao garçom (não tive o prazer de conhecer o João) que esta informação só fazia aumentar a minha admiração pelos dois. Admiração não pelo garçom e pelo dono e sim, pelo Cruzeiro e pelo Lula.

Viva o João, símbolo de um dono de buteco! Que está prestes a sofrer duas decepções: uma em 2009 e outra em 2010.

Anúncios

3 Respostas para “31/10/09 – Bar do João

  1. Vou dizer isso uma única vez na minha vida: se ele só puder sofrer uma decepção, que seja em 2010!

    E viva o João da Silva!

  2. vc está setado numa cadeira do lado de fora tomando uma cerveja gelada, 10:30 hs e escuta uma explosão parecendo que o buteco iria cair. pensei que fosse um butijão de gás ou um avião que tivesse caido dentro do bar. Quando chegei lá dentro, vi a Edileusa com a cabelo e o corpo cheio de carne cozida, conclusão era a panela de pressão que tinha explodido. Foi uma algazarra geral. rsrsrsrsrsr

  3. Esse João entende de futebol!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s