01/11/09 – Casa Borges Alves

DSC09772reduzida

Quando a Vilminha e Humberto resolvem fazer um jantar em casa, seguem um ritual quase religioso. Após definir os convidados, selecionam os pratos que serão oferecidos, no livro “A Taste of India” da Nadhur Jaffrey e vão comprar os ingredientes no Mercado Central na manhã do dia do jantar.

Apesar do nome acentuadamente português a casa é especializada em comida indiana e desta vez eu e Cristina tínhamos sido escolhidos pelos deuses para acompanhar o casal Margarete e Roberto.

Na lista de compras, desta vez, tinha coentro, menta, iogurte, carneiro, batata, cebola, arroz longo, ervilha, cominho, canela, cardamomo, cravo, pimenta caiena, etc. para fazer três pratos: Carneiro com batata e cebola, Arroz com ervilha e Chutney de coentro com menta.

Com as compras em casa, ao caráter religioso ajunta-se o caráter cirúrgico tal é a precisão com que Humberto corta os ingredientes. Quem o conhece sabe que dois centímetros são dois centímetros e três quartos de polegada são exatamente três quartos de polegada, mesmo que tudo vá para o liquidificador em seguida.

Enquanto aguarda-se o momento adequado foram servidas de entradas: damasco, castanha do Brasil fatiada salgada, patês variados, queijo Ementhal, um outro queijo francês que não sei o nome e queijos árabes diversos, servido com espumantes e tintos de vários países que não dou notícia por ainda continuar impedido de beber álcool. Coloquei um dedo deitado de vinho para cheirar e molhar a ponta da língua. E tome água.

Tirando a bermuda e tênis que Humberto usava, tudo é requinte na casa deles. Mesmo quando a pantaneira Helena Meirelles dedilha sua viola após os sopros do Paulo Moura e Raphael Rabello.

O cheiro forte e característico do tempero indiano começa a se insinuar pela sala e toma conta da mesma, num verdadeiro deslumbramento de cheiros e sabores, quando os pratos são colocados sob os nossos narizes e na frente dos nossos olhos.

O arroz fino e longo com ervilha, temperado com cominho, canela, cravo, coentro e pimenta caiena é um desafio para o olfato dos iniciantes, que ele ajuda a esclarecer trazendo à mesa, individualmente, cada um dos temperos menos comuns que são utilizados.

O carneiro com batata cebola chega com todo seu misterioso sabor e pimenta em boa quantidade, que pode aplacada, para quem não está preparado, pelo chutney feito com iogurte e temperado com menta e coentro.

Miss Dayse foi contratada para fazer a sobremesa que antecedeu o café de grãos selecionados do Verdemar. Só faltou rezar ajoelhado e virado para Meca.

Anúncios

2 Respostas para “01/11/09 – Casa Borges Alves

  1. Hari Om Tat Sat!

  2. Não seria mais oportuno fazer uma posição de ioga e repetir o mantra OM ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s