24/12/09 – Bar Floresta

Se você procurar olhando, encontrará a placa com o nome “Bar Floresta” na Rua Machado 277, telefone 3421-3179, mas se procurar perguntando, procure por “Bar do Daniel”, que é o atual dono. Da minha parte prefiro o primeiro pela imponência, por significar “eu sou o bar síntese deste bairro”, mas entendo os que utilizam o segundo nome; a simpatia do dono, bastante moço, natural de Veredinhas, deixa marcas mais fundas nos novos freqüentadores.

Mas ninguém precisa perguntar ou procurar nada, é só estar na esquina da Rua Machado com Guanhães na Floresta, que enxergará o imóvel de esquina, de apenas um andar, com amplo espaço interno (a prefeitura proíbe mesas na calçada) revestido por ladrilhos hidráulicos, construído em data perdida no tempo para ser um armazém, pintado de novo com vermelho forte e branco, com portas voltadas para as duas ruas e para a esquina.

Começou tomando nota baixa na temperatura da cerveja por pura distração do garçom, pois bastou uma reclamação do Marcos e endireitou-se a coisa. Recuperou a dianteira com uma porção de Costelinha à Passarinho que demorou o tempo necessário para chegar à mesa com a qualidade sonhada por qualquer bebedor de cerveja: quente de não ser possível comer de imediato, sequinha para não causar remorsos posteriores nos controladores de colesterol e frita com a precisão que não poderia ser conseguida através de aparelhos eletrônicos.

Márcio Paiaço, morador da região e freqüentador assíduo do bar – joga de beque no time – apareceu por acaso e, depois de nos apresentador os outros presentes, do secretário do deputado ao lavador de carros, nos contou algumas histórias do bar: que o Daniel acabou com o tráfico de drogas no local permitindo a freqüência de velhos e crianças, que a rua é fechada para os festejos juninos, que já ficou preso no banheiro e quase chamam os bombeiros, que quando o Daniel instituiu o almoço pensou que o bar acabaria e errou na previsão, essas coisas. Comandou uma porção de fígado com jiló e cebola e mais tantas e quantas cervejas imaginasse. A última, pedida depois da conta fechada e paga – denominada a pós-saideira – ficou como um problema para ser resolvida por ele apenas.

O cardápio semanal do almoço está afixado na parede: segunda frango a milanesa, terça almôndega com purê, quarta tropeiro com pernil, quinta frango com quiabo e angu, sexta feijoada e sábado estrogonofre de carne com fritas. O cardápio de porções anuncia, além dos tradicionais filés com fritas, fritas, lingüiça simples e come com mandioca etcétera e tal, tem também cascudos, merluzas, lambaris, pastéis, quibes, bolinhos de bacalhau, arroz e queijo e muito mais coisas.

Meus agradecimentos oficiais ao Anderson pela indicação deste bar. É deste tipo de bar que ando à procura para sugerir aos leitores, com uma ressalva: vão, mas não muito para não atrapalhar. E continuo aguardando novas indicações, também do Márcio, que disse ter muitas.

Esta é uma das botecadas para ficar na memória.

Anúncios

12 Respostas para “24/12/09 – Bar Floresta

  1. De uma sentada, li (E CHOREI DE RIR!!!) 40 páginas de umas quase verdades!

    Muito bom! Muito bom mesmo!

  2. Opa! Li agora que você foi ao Bar Floresta.

    Dia 24/12, véspera de feriado, tava organizando a ceia e depois zarpei para a Bahia, retornando somente hoje.

    O bar é um achado no meio deste bairro tão tradicional de BH, pois, se reparar direito, quase não há bares frequentáveis aqui (sou florestino).

    Tanto o dono, os garçons, quanto os frequentadores são agradáveis e a cerveja sempre está no ponto, fiquei até admirado com a escorregada que fizeram com você.

    Próximo buteco a te indicar MERCEARIA ALINE, Rua Ana P. Menezes, não sei o número, mas é facilmente identificável, Bairro São Gabriel. Ponto de referência (PUC MINAS SÃO GABRIEL)

    Seu Saulo ou Seu Sálvio, alguns amigos chamam de um jeito, outros de outro é o dono do estabelecimento.

    É uma mercearia, ou senta-se nas duas mesas que há do lado de fora ou pede-se ao dono, muito simpático por sinal, para poder usar a garagem dele, ele cede com o maior prazer.

    Costelinha refogada e carne de panela são as pedidas, para quem come dobradinha dizem que é boa. A feijoada também é boa, mas eu prefiro comer feijoada dormida, “panha” mais gosto, logo, deve-se ir no sábado. Além disso, pode-se agendar com o dono um dia para um prato especial e para quantas pessoas quiserem.

    Não tenho o telefone dele de imediato, consigo e volto a postar.

    Se quiser achar no google maps procure Walter Ianini 255, que é o endereço da PUC.

    O lugar é um pouco feio para te falar a verdade, rodeada de casas simples de um bairro igual. Esse é um buteco para você degustar uma boa comida e papear com os amigos. Vale a pena não ir com esposas e afins na primeira vez, para sentir o ambiente. Não sei quais lugares as respectivas costumam frequentar.

    Saudaçoes.

  3. Augusto querido, que legal!!! Esse é o bar que meu pai bate o ponto todas as noites e fins de semana também! kkkk…bjos

  4. Daniel Santos

    Augusto, há algum tempo acompanho seu blog e acho muito útil. Estou ansioso para ir na sua última indicação, o Don Choppin. Moro na região do Renascença / Floresta e fiquei muito feliz em ver que vc foi (e gostou) ao Bar Floresta, cujo atendimento do meu xará e do Anderson são de primeira, assim como os pratos. Outra indicação bem próxima dali é o Floresta Grill, na Ponte Nova, 364 – 3423-9944. O dono, Jackson, não é dos mais carismáticos, mas preza pela qualidade e limpeza. Experimente a Costela Real ou a maçã de peito com angu, couve e queijo. Espero que possamos tomar umas qq dia! Abraço…

  5. Daniel Santos

    Ah… e vc deveria voltar ao Bar Floresta tb! Está reformado e ainda mais agradável…

  6. augustonobuteco

    Daniel,
    desse final de semana o Floresta Grill nao me escapa. Obrigado pela dica.
    Um abraco,
    Augusto

  7. augustonobuteco

    Daniel,
    eu já estive lá depois da reforma. Ficou muito bom mesmo. Só nao escrevi nada sobre a reforma.
    Um abraco,
    Augusto

  8. Daniel Gomes

    Augusto, Ficou contente por vc falar tao bem do Bar Floresta gostaria de ver vc aqui de novo tomando umas geladas e sem faltar aqueles tiragosto.Abraços Daniel

  9. Daniel Gomes

    Augusto, ja ia me esquecendo ass http://www.barfloresta.com.br , talves vc não va conseguir visualizar muita coisa prq o site é novo to ajeitando agora.Abraço Daniel Gomes

  10. bar & restaurante floresta e tudo de bom.. ótimo atendimento pelos garçons e tira gosto de boa qualidade

  11. Agusto Apareça no Bar floresta Dia Dos namorados estou querendo fazer alguma coisa la .Daniel

  12. augustonobuteco

    Daniel,
    minha mulher ta me querendo levar para outras paradas.
    Qualquer dia apareco aí.
    Um abraco,
    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s