01/01/10 – Se Esta Rua Fosse Minha

A filha da artista plástica Abigail Vasthi Schlemann, que toma conta do restaurante não quis me dizer a idade da mãe (entre sessenta e setenta), mas me contou que a casa na qual a mãe carioca morava há mais de trinta anos virou atelier dela, mãe, e deixou de ser casa quando virou restaurante, há sete anos. O nome do restaurante é uma referência à mais famosa rua da cidade que certamente não se transformou no que a Abigail faria, caso fosse dela.

O ambiente na Rua das Pedras 151, em Búzios, é o único que foge do padrão modernoso e além dos quadros espalhados pelas paredes, podia-se ver, flores artificiais,  inúmeras peças de artesanato, guarda-sóis vermelhos em estilo japonês e adega sem climatizador. Sentamos-nos na varanda do fundo do restaurante, voltada para o mar, de onde se avistava dois transatlânticos ancorados cujas luzes se destacavam naquele começo de noite.

Tive que pedir para colocar o Miolo Reserva alguns minutos na geladeira, pois veio à mesa com quase trinta graus para acompanhar o bobó de camarão que chegou em panela de pedra, pelo rústico elevador atrás do balcão, já que a cozinha funciona no segundo andar. O bobó, apesar de bem feito e farto em camarões, estava com o light tempero carioca e esperávamos por um hard tempero baiano. A pimenta não resolveu, pois de tão fraca podia ser bebida aos goles. O atendimento confuso dos garçons no começo e o tempero light não comprometeram o conjunto, pois o calmo clima reinante compensou a tudo.

A Cantina do Davi, apesar da troca sucessiva de donos e do seu calor e barulho insuportáveis, oferece os melhores frutos do mar, sob o título de restaurante mais antigo da cidade.

O café e o sorvete, sempre tomados em outro local, foram no Alessa já que os garçons do Café Colombina ainda estavam com ressaca das festas. Este, aliás, foi o problema hoje, comum em todas as barracas de praia, bares, cafés, sorveterias, restaurantes, biroscas e similares. Muitos fregueses e a sempre a explicação de que muitos funcionários faltaram ao trabalho.

Estão todos perdoados.

Anúncios

3 Respostas para “01/01/10 – Se Esta Rua Fosse Minha

  1. Alessa e uma sorveteria nova em Buzios e eta espetacular, vou la todos os dias. O sorvete de la e uma delicia, so tomei parecido na Argentina. Finalmente uma sorveteria decente em Buzios. Parabens aos que tiveram essa idea!!!!!

  2. augustonobuteco

    Maria,
    eu sou de Belo Horizonte e a Alessa de Búzios é uma filial da que temos aqui. Ontem mesmo, logo que voltei de viagem, fui tomar um sorvete e um café lá. Ela foi eleita a melhor sorveteria do ano, em 2009, em Beagá, pela Revista Veja.
    Augusto

  3. Jeitão de institucional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s