07/01/10 – Buritiquim



Custei a entender a alteração da palavra butiquim quando, passando pelo São Pedro, li o nome Buritiquim na fachada de um bar. Apenas quando cheguei lá, na Rua Lavras 415, e vi a logomarca do bar entendi que era um neologismo que tinha utilizado as palavras buriti e butiquim.

O nome, uma evolução do bar já existente neste local que se chamava Buriti, é bastante adequado, pois funciona para os fregueses como um pé de buriti funciona para os viajantes a cavalo que andam pelo sertão. Eu, como estes viajantes que vão atrás de um buritizal com a certeza que encontrarão água, como quem encontra um oásis no deserto, encontrei um excelente butiquim hoje à noite.

O cardápio sugere, “para refrescar a vida” água, sucos e refris e foi assim que começamos a conversar. Em seguida, “para esquentar a prosa”, veio a ruiva da Devassa que se comportou elegantemente no acompanhamento do prato da categoria “pra sustentar tropas”, o “Coisinha do Papai” – R$13,20 -: escondidinho de abobrinha com bacalhau, inspirado em pratos de família de São Brás do Suaçui.  A proprietária, a simpática Mariana, chegou à mesa pedindo críticas para melhorar a qualidade de uma forma tão sincera, que me arrisquei a lhe sugerir cuidado para o prato tivesse um aquecimento mais equilibrado.

Em seguida, “prá forrar o estômago” veio o melhor prato da casa, na sugestão do isento garçom,  a Costelinha de Porco ao Molho de Mostarda e Mel, que não mereceu nenhum reparo da nossa parte.

Deixamos os drinques, cachaças, vinhos e uísques, indicados “prá animar a prosa” ou “pra aquecer o paladar” para quando voltarmos para saborearmos o Arroz de Pequi com Carne de Sol, Fígado com Farofa de Jiló, Bacon e Cebola ou qualquer um dos outros tantos pratos do cardápio.

No final abandonei a ruiva e amiguei com a branca de trigo da Bohemia. Não deu certo. E aprendi que se quiser beber por último as melhores cervejas, a Devassa tem que ser bebida depois da Bohemia Weiss.

Anúncios

Uma resposta para “07/01/10 – Buritiquim

  1. Eu já sabia que as melhores são as Devassas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s