13/02/10 – Bar da Esquina da Estação

Ele é o da esquina formada pela Aarão Reis e Praça da Estação, no andar térreo de um prédio; do lado que tem outros dez ou quinze bares, fazendo vizinhança com salões de beleza, lojas de discos, etc. para atender à classe média baixa que transita naquela região, durante toda a semana.

O sol forte deste meio dia de sábado abriu a minha sede e o meu apetite, resolvidos pela latinhas de Skol a R$2,50 e uma porção de costela de porco, incrementada com cebola e tomate, servido em um marmitex para que eu pudesse levar o “comes e bebes” para o meio da Praça da Estação.

Desta forma eu não perderia nada do desfile do bloco de carnaval “Bloco da Praia da Praça” que já estava tocando em comemoração à ocupação semanal – sempre aos sábados pela manhã – da praça e em protesto à decisão da Prefeitura de proibir “eventos de qualquer natureza” naquele espaço.

O zumzumzum é de que a Prefeitura tomou esta decisão para conter a ocupação da praça pelos grupos religiosos que infernizavam os moradores do entorno da praça com o forte e constante barulho prolongado. Já explicaram para eles que Deus não é surdo, mas não adiantou; cantam, gritam e louvam a plenos pulmões, fazendo mais barulho que qualquer bloco de carnaval.

Tive a sensação de estar participando de um movimento histórico da história da cidade, no qual a classe média conquistaria este espaço e o cederia posteriormente à classe mais pobre, para que eles tivessem uma praia no centro de Beagá, onde pudessem tomar sol e banho.

A imagem que escolhi para não sair da minha memória é do Guto tocando tarol, junto com bloco, no meio da fonte, se refrescando do forte calor que nos incendiará a todos a qualquer dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s