21/2/2010 – Maria de Lourdes Botequim

– De nada. – Foi o que consegui responder ao “obrigado” do garçom quando paguei a conta. Quando me sinto bem atendido costumo dizer: – Sou eu quem agradece! – Mas desta vez saiu o seco “de nada”. Deixamos de ficar no vizinho Tizé, do mesmo dono, por não ter mesas na sombra – queríamos um lugar na calçada para os nossos pés de chinelo e nossos cachorros – e fomos para o Maria de Lourdes.

Pensar que neste local funcionou o Columbia que chamou atenção de todos os belo-horizontinos que queriam sentar-se à mesa onde tinha uma torneira de chopp; era necessário reservar horário com bastante antecedência. Depois que passou o interesse pela torneira, o bar sofreu uma transformação, abotecando-se até no nome. Simplificou-se tudo, cadeiras, mesas, nome e decoração, mas era digno.

A minha reação desanimada deve-se ao aspecto de decadência que tomou conta do Maria de Lourdes. A decadência começa com a reforma que está sendo feita no prédio que o deixou um péssimo aspecto externo devido à retirada da marquise; internamente convive-se com um forro falso, de plástico branco, que não consegue esconder a reforma. O piso está emendado e as mesas em estado deplorável. O aspecto é de abandono total.

A decadência percebida no começo também foi percebida no atendimento: os garçons parecem desinteressados, sem comando, sem controle, sem estímulo. Apesar de educados esquecem o que foi comandado e atrasam a entrega, sendo necessário repetir o pedido.

A demora em servir os pratos foi outro aspecto negativo observado. Quando o garçom me informou que a cozinha não estava em reforma, fiquei mais preocupado ainda com a baixa capacidade de atendimento, pois o bar estava com menos da metade da capacidade total.

A falta de qualidade do serviço também foi notada quando o garçom me serviu uma cerveja Weiss em um copo que cabia apenas a metade da garrafa. Sem reclamar, pedi outro copo e despejei o restante do conteúdo da garrafa que ficou com a parte mais densa do líquido; fui mesclando o conteúdo dos dois copos até conseguir uniformidade, uniformidade que só foi conseguida quando a cerveja já estava terminando sem gás e com temperatura inadequada. Uma pena!

E para fechar o saco de maldades, os pratos não estavam bons. Nem o citado como mais pedido “Picanha de Sereno grelhada com batata recheada com cheddar” nem o “Misto Alemão” agradaram. É chato dizer, mas o sabor era de óleo muitas vezes utilizado. O Misto estava com o joelho de porco muito seco, pedaços pequenos parecendo o final do que sobrou de um joelho. Deixamos – 4 pessoas – R$135 e uma grande insatisfação.

O que tem salvado a pele da maioria dos bares da cidade são as cervejas e chopps nacionais. No caso o chopp da Krug (Amber e Golden Ale) e a cerveja Áustria. Bolinho de feijão metido a acarajé foi também uma boa pedida de entrada.

Na realidade não sei dizer qual decadência puxou a outra. Fico pensando se não seria melhor fechar de uma vez por todas e acelerar a reforma. A não ser que os donos estejam pensando em mudar de nome, porque senão mancha a marca. Vamos torcer para que os donos dêem a volta por cima e coloquem já já um bar à altura do que aquele espaço merece.

Rua Bárbara Heliodora 141 – Lourdes  – 3292-6905

Anúncios

6 Respostas para “21/2/2010 – Maria de Lourdes Botequim

  1. Foi bem pé de chinelo mesmo!

  2. augustonobuteco

    Pé-de-chinelo, concorda comigo?

  3. Onde eu descolo uma precata dessa, Augusto?
    Bacana demais!

  4. Flávio Morais

    O comentário acima foi meu. Desculpe!
    Abraço,
    Flávio

  5. augustonobuteco

    Flávio,
    a foto é minha e a precata é do Daniel. Vamos ver se ele nos lê um dia desses e dê a dica pra você.
    Augusto

  6. augustonobuteco

    Flávio,
    você vai ter arranjar um paitrocínio pra comprar uma precata daquela. Deve custar uma mixaria mas a passagem de avião para o Marrocos está salgada.
    Quando for gostaria de encomendar uma pra mim.
    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s