05/03/10 – Olegário

A Pizzaria Olegário utilizou do inteligente artifício de incorporar o endereço ao nome como forma de facilitar a associação e memorização do estabelecimento. Como o Piacenza estava com demora de uma hora para conseguir mesa, como estávamos na esquina de Aimorés com Olegário Maciel e como a fome já batia nas costas, fomos ao Olegário.

Outros bares já utilizaram deste expediente. O Via Cristina indica o nome da rua, o Bar 222 indica o número e o Outono 81 o endereço completo. Quem esquecerá qual o endereço do bar Brasil 41? Quem perguntaria onde funcionava o Restaurante Cristina com Leopoldina? E pode-se ainda incorporar um aspecto importante ao nome. Olegário Pizza e Forneria. Como forneria? Alguém faz pizza sem forno? Claro que não, mas quem ficar nas mesas ao fundo poderá ver a faina dos pizzaiolos do Olegário na frente da magnífica construção dos três fornos projetados pelas arquitetas Beth Nejm e Irma Lara.

Com boa localização, utilizando o estacionamento com manobrista do hotel vizinho, tem um ambiente num grau de sotisficação tal que não lhe tira a informalidade de uma pizzaria, porque antes de tudo o Olegário é uma casa especialazada em pizzas, que arrebatou o primeiro lugar da Veja em 2009 com três votos.

Para reforçar este ambiente de pizzaria tem um cardápio descuidado com relação ao conteúdo; faltam sobremesas e bebidas que não são retiradas do cardápio e deixam que determinada cerveja não esteja na temperatura adequada com nos bons butecos do ramos.

Os garçons ajudam a reforçar esta descontração das pizzarias informando – sem cerimônia e sem qualquer compromisso com o atendimento – com um sonoro “não” que determinando produto não tem mais, trocando o nome dos pratos durante a entrega dos mesmos ou não se importando que o café esfriasse no balcão para trazê-lo junto com a conta. Esta última não é uma dedução de clientes impacientes, já que estávamos “de boa”; foi a explicação do próprio graçom quando a Juliana questinou-o a respeito de um possível esquecimento de servir o café que ela havia pedido.

Como “preparamos o bico” para o Piacenza, decidimos não comer pizzas e fomos para os risotos e massas. Após entradas de Pizzettes de Shiitake e Pomodoro, partimos para os Risoto Trufado com tornedor de filet e Risoto de Gulash com páprica picante, além do Feticcini. Tudo sem surpresas. Todos comemos bem sem, no entanto, despertar entusiasmos que merececem elogios. O Gêra, que está longe de ser um gourmet, achou seu fetuccini muito seco, deixando-o com saudades do fetuccini do La Traviata.

Mas o certo é que não fomos inteligentes. Como ir a uma pizzaria que ganhou prêmios devido ao preparo criterioso de suas massas para pizzas e pedimos risotos e fetuccini? Vivendo e aprendendo.

Anúncios

4 Respostas para “05/03/10 – Olegário

  1. Eugenio Raggi

    Augusto,

    Não seria interessante que vc informasse o preço das cervejas e petiscos que experimentasse na trilha dos butecos?

    Confesso que essa informação é preciosa para os professores que ainda tentam sonhar com a diversão de frequentar bares e restaurantes.

    Abraços,

    Eugenio

  2. Augusto, você tem razão quanto à escolha dos pratos…talvez se tivéssemos ido no óbvio, teríamos saído mais satisfeitos.
    Mas, pra mim, o melhor da noite foi a companhia, que fez com que todo o resto fosse um mero detalhe…e que eu espero sempre poder ter bis.

  3. augustonobuteco

    Eugenio,
    estou de acordo com você. Esta é uma informação importante e cabe com facilidade no texto. Eu tinha esta preocupação no começo e fui relaxando. Prometo que vou me preocupar mais com este aspecto.
    Obrigado pela lembrança. Um abraço,
    Augusto

  4. Oi Augusto!
    Boa a dica. Tô em BH e querendo experimentar um boa pizza. Acho que vou dar uma chegada lá.
    Fiquei com inveja de vc e fiz um blog também.
    Dê uma olhada no endereço abaixo.
    Abraço,
    Flávio

    http://fsmorais.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s