14/05/10 – Charles

No começo de abril o leitor Pedro me escreveu elogiando o blog e sugerindo uma ida ao Charles Bar por ser um dos bares típicos de Beagá ainda não blogados. Não deixei passar mais esta visita tantas vezes adiada, mesmo porque sempre me dei bem com todas as sugestões que recebi.

Passar pelo menos uma vez por semana em frente ao número 597 na Rua Fernandes Tourinho na Savassi (3225-6114) e ler a placa “Charles –  O Canto Violado – desde 1975” funcionou com uma solução para eu não me esquecer nunca deste bar, que eu nem sabia se tinha freqüentado anteriormente.

Ao entrar no bar constatei que não havia em minha memória nenhum registro de ter estado lá anteriormente, contrariando minha percepção de sempre. Era como se tivesse vendo pela primeira vez as caricaturas dos grandes nomes da música brasileira feitas por Beto Lino – a do Hermeto Pascoal, escolhida para simbolizar o bar, é a melhor delas – que estão dependuradas nas paredes desde os primeiros anos. O painel feito com capas do LPs do Chico e Vandré completa a dimensão do que se pode esperar deste local.

As surpresas foram chegando a prestações. É um bar com música ao vivo todos os dias em que abre (não abre aos domingos e segundas). O dono atual, músico por formação, relutou muito mas teve que ceder e comprou uma tv para os dias de jogos, cancelando a música nestes dias. O bar dispõe de bandeiras do Atlético e do Cruzeiro para atender a todos. O couvert artístico varia de 3 a 5 reais e a música começa às 10 horas, mesmo que tenha sido prometida para antes.

A outra surpresa foi o cardápio. Enorme e com grande variedade para um bar dedicado a música, mostrando que é um lugar para se comer bem. Começa pela salada, vai para os Petiscos Frios, continua nos tradicionais caldos para as noites frias e pelos churrasquinhos para os apressados, atende aos esfomeados com suas massas, guarnições e pratos executivos, salva da ressaca os que precisam de pratos fortes com seus Combinados (Mistão Mineiro, Na Chapa e Diretoria) e termina nos clássicos Petiscos e Porções. Sem contar com o Mexidão do Charles presente no cardápio desde a sua fundação. Tudo a preço para não assustar ninguém.

Procurei os pratos mais sofisticados: Ragu ao Molho de Vinho (R$16,50) servido com pãezinhos e Linguiça – sem trema como manda a nova ortografia – Toscana com Mandioquinha e muita cebola (R$16,00).

A última surpresa ficou por conta da atmosfera de absoluta fraternidade. Com um público na faixa acima dos 40 anos todos se abraçam e se confraternizam como se conhecessem há muito tempo. Este ambiente é fruto dos 35 anos de existência do bar que já rodou por diversos endereços, bairros e cidades até cair nas mãos do Tiago que comanda a casa há três anos (seis anos neste endereço).

Duas ou três mesas na calçada completam o esquema. Para serem usadas nos finais de tarde quente – ficar olhando as saias -, fugir um pouco da música ou fechar algum negócio seja de natureza financeira ou amorosa. Ou seja, um bar para ser conhecido, goste você de música, saias, negócios ou amores.

Anúncios

5 Respostas para “14/05/10 – Charles

  1. Esse é pra eu ir conhecer correndo, na companhia da Ritinha…

  2. augustonobuteco

    Se a dupla Juliana e Ritinha for se apresentar me avisem que terei o maior prazer em voltar
    Augusto

  3. ADOREI TER VISITADO O SEU CANTINHO.
    POIS TBEM ADORO UM BOM BOTECO,RS!!

  4. Justiceira

    Vocês são mal educados, não respeitam o próximo, não respeitam as leis do país, onde se exige que tenha parede acústica para tocar música ao vivo, (no caso de vocês, bateria, guitarra e outros; não respeitam a lei do silêncio, servem bebidas alcoolicas à vontade, as pessoas (que frequentam este boteco, são mal educadas), e depois vão dirigir. Se matassem a si próprias, tudo bem, menos um para incomodar, mas podem atingir inocentes. Vocês não estão nem ai para polícia, lei, respeito . Vocês começam o bacanal às 23:00 horas e vão até 3:00 – 4:00 ou até 5:00 horas da manhã. Ficam com mesas e cadeiras na calçada, e os seus clientes bicudos ficam na calçada gritando, discutindo, dando gargalhadas, não estão nem ai para o sono dos vizinhos. Eu já perdi um compromisso importantíssimo no sábado, porque vocês fizeram tanta algazarra na sexta-feira, que não dormi, tive que tomar remédio para dormir e perdi o horário. A polícia desta merda não serve para nada. Vocês vão arder no fogo do inferno. Vou contratar bons advogados e levar vocês na justiça, seus vagabundos. Vão fazer barulho na favela que vocês moram, seus diabos, capetas, coisa ruim, mal educados, favelados, bêbados…vão para a puta que pariu vocês

  5. vizinho revoltado

    Concordo plenamente, já temos um abaix0-assinado e pessoal infiltrado para pegar provas e colocar vocês na cadeia. Pinguços, filhos da puta, vão fazer barulho no ouvido da mãe de vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s