15/06/10 – Basílico Espaço Gourmet

Não é um bar e nem um restaurante, mas é dos bons lugares para uma boa comida e uma boa bebida. A Sylvia Lis chef dO Dádiva aluga o Basílico Espaço Gourmet, no Shopping Falls para mensalmente ministrar seus cursos.

Por R$120,00 com direito a levar sua bebida ou comprar a bebida eu lhe interessar pode-se a preparação de 4 pratos e no final degustar tudo. Hoje era dia de cozinha francesa e ela preparou Sopa de Cebolas Caramelizadas (que neste caso tem o sentido de dourar), Purê de Bacalhau com Legumes em Cubos, o Cassoulet como prato principal e Peras Cozidas no Vinho e no Cassis, como sobremesa.

O Cassoulet é uma especialidade da gastronomia francesa e equivale à nossa feijoada, por ser uma mistura de carnes com feijão (o cassoulet usa feijão branco) e por ser de origem popular. Tem distintas versões de acordo com a variação da carne que é utilizada. Utilizamos paio, costelinha e lombo defumados. Pode-se usar frango, pato, ganso, perdiz, cordeiro, o que se preferir, dependendo da temporada do ano ou da variedade local

A função durou 3 horas e foi uma experiência adorável. A chef prepara os quatro pratos simultaneamente, o que torna muito difícil o acompanhamento do preparo dos mesmos. Outra dificuldade é que as receitas impressas, com as quais acompanhamos o preparo dos pratos tem erros e imprecisões e cada um tem que ficar atento no que vai sendo alterado durante este preparo.

Como sou marinheiro de primeiríssima viagem, penei para que a experiência não ficasse apenas na degustação e que me permitisse aprender de fato. A Vilminha, a quem eu acompanhava, se incumbiu de anotar todas as alterações, reescrever a receita e marcar a data para repetirmos a experiência.

Os chefs são chefs antes de serem professores e não estão muito interessados em transformar aquele momento em uma aula e sim em um momento de prazer. E eu estava interessado em transformar aquele momento num efetivo desenvolvimento do meu paladar.

Anúncios

3 Respostas para “15/06/10 – Basílico Espaço Gourmet

  1. Flavio Morais

    Chefia, que hora que é a merenda?

  2. augustonobuteco

    Flavio,
    aqui não tem hora marcada não. Toda hora é hora.
    Apareça prum gole.
    Augusto

  3. Sou fã do Basílico e já fiz alguns cursos lá. Minha sugestão é vc partir para a prática com as próprias Chefs do Basílico (Sheilla e Carol) , elas são além de excelentes chefs, excelentes professoras. As aulas são mais práticas (vc mesmo cozinha) e como vc é, assim como eu, marinheiro de primeiríssima viagem nada melhor do que colocar literalmente a mão na massa.
    Um abraço
    Parabéns pelo Blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s