010810 – Paradiso

Por razões que não consigo explicar completamente não fui assistir ao Cinema Paradiso, preferindo escutar as narrativas apaixonadas de todos os que o assistiam. Tanpouco iniciei a leitura do Paradiso de José Lezama Lima, adquirido há mais de quatro anos, na minha primeira ida a Havana.

Por estas mesmas não razões passava diariamente na porta do Paradiso, inaugurado a quase dois anos, na Rua Leopoldina 347, Santo Antonio, e não entrava. A minha empregada, que já me interpretou corretamente em outras ocasiões, veria novamente razões psicólogicas para o adiamento da minha ida ao Éden, lugar para onde irei em breve caso não exista o inferno.

Criei coragem e fui lá. Não sei como é o paraíso, mas posso afirmar que deve ter muita semelhança com o frescor do ambiente à sombra das bananeiras, jabuticabeiras e mangueiras no quintal dos fundos deste restaurante. Como não sabia que para ficar no paraíso tinha que fazer reservas pelos telefones 3318-6813 ou 8848-6811, ocupei uma das mesas da varanda antiga casa ao invés de ficar no não menos aconchegante salão principal.

A casa oferece para almoço, durante a semana um buffê a R$23,90 o quilo e nos domingos o serviço é apenas a la carte. Cristina aceitou a sugestão do chef deste lugar de delícias e pediu o Atum com crosta de gergelim ao molho Dill com Fettuccine Nero e teve mais sorte que eu que pedi o Escalope ao Pesto.

Podia ter pedido uma cerveja nacional (Bohemia, Serramalte, Brahma Extra ou Original na faixa de R$5,00) mas estendi as delícias até à belga de trigo Hoegaarden (R$8,50). Isto porque não quis me aventurar na carta de vinhos, o que nos aproximaria mais da gastronomia do local, que pode ser considerada alta.

Não pense que vá ter que vender a alma ao diabo para pagar a conta; a minha não atingiu R$100,00, ou seja, restarurante da clássica categoria bom e barato.Vocês sabem, paraíso não é lugar para correrias, usem o tempo da eternidade para desfrutar este lugar.

3 Respostas para “010810 – Paradiso

  1. Flavio Morais

    Nossa! Um lugar com pés de jabuticaba, manga e banana fica super aconchegante. Será que tem uma redinha pra depois do rango? A cerva estando gelada, qualquer marca serve. Vou aí, valeu a dica…

  2. augustonobuteco

    Flávio,
    da próxima vez que eu passar na porta vou encaminhar seu pedido ao dono para colocar a rede que, realmente, está faltando.
    Augusto

  3. Com estes textos divinos vamos ter que mudar o nome do augusto no buteco para Blog Paradiso.

Deixe um comentário