03/10/10 – Boemios e Bebidas

Não hesitei em gastar R$25,00 na compra do Boêmios e Bebidas do Paulo Pinho quando li na contra-capa o texto do Charles Baudelaire. É que sou tarado com textos na segunda pessoa do plural. Este livro irá se juntar aos outros, no que pretendo transformar na maior biblioteca sobre o assunto. Vejam mais dicas no campo “Literatura de Buteco”, neste blog.

É um livro como a maioria do gênero, voltado para os casos do período glorioso do Rio de Janeiro. Quero ver quem vai se aventurar a escrever um sobre a boemia belorizontina. Quem tiver dicas de coisas boas, favor enviar.

Vamos ao Baudelaire.

Embriagai-vos

É necessário estar sempre bêbado. Tudo se reduz a isso: eis o único probelam. Para não sentirdes o fardo horrível do Tempo, que vos abate e vos faz pender para a terra, é preciso que vos embriagueis sem cessar.

Mas – de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor. Contanto que vos embriagueis.

E, se algumas vezes, nos degraus de um palácio, na verde relva de um fosso, na desolada solidão do vosso quarto, despertardes, com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que o fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro e o relógio hão de vos responder:

– É a hora da embriaguez! Para não serdes os martirizados escravos do Tempo, embriagai-vos; e embriagai-vos sem tréguas! De vinho, de poesia ou de virturde, como achardes melhor.

Anúncios

Uma resposta para “03/10/10 – Boemios e Bebidas

  1. Augusto, o texto do Baudelaire é maravilhoso. A gente não pode deixar de acompanhar seu blog. Veja o que eu estava perdendo.
    Um abraço para você e Cristina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s