14/11/10 – A gosto de Deus

Não é uma coisa comum já que o local funciona de terça a sábado, mas o A Gosto de Deus abriu suas portas, ou melhor, abriu seu quintal para uma descontraída roda de samba, de um samba da melhor qualidade, um samba bem carioca. Aquele samba de caquinho, tamborim, violão, pandeiro e flauta que não atrapalha ninguém conversar quando é esta a vontade.

Para tanto, ajuntou o Eduardo Gallotti do Rio com seu cavaquinho e sua voz ao grupo mineiro Figa de Guiné e fizeram a “Culinária Mineira e Roda de Samba Carioca” – entrada a R$15,00 –  neste domingo à toa, no espaço que durante a semana abriga um estacionamento na Avenida Pasteur 4, no Santa Efigênia. Para nossa alegria, o feriado deve ter atrapalhado os planos dos promotores porque o quintal estava com baixa ocupação.

A chuva fina que ameaçava cair e a baixa temperatura exigia constantes doses de cachaça; optamos pela Salinas que estava a R$4,50 a dose. Eu acho um abuso cobrar R$4,50 por uma dose de uma cachaça que custa R$15,00 a garrafa, mas como dizia o Ataulfo “que se há de fazer?”.

Devo confessar a todos que, quando me preparo com antecedência, costumo levar a minha pequena garrafa de bolso, com seus regulamentares 300 ml de uma boa Salineira para garantir a minha necessidade e de mais alguém que queira se aventurar nessa emoção.

O fato de todas as cervejas de 600 ml (Skol, Brahma normal e Extra, Serramalte, Original, Bohemia, Heineken) estarem a R$4,50 não me incomodou, pois a minha escolha tem sido sempre pela Serramalte ou Brahma Extra. Incomodou o fato dessas estarem quentes. Imperdoável.

Com nomes dos pratos na linha “prá comer fazendo alguma coisa” escolhemos a carne de lata com jiló que recebeu o nome de |Prá comer batucando” – R$27,50 – e um tropeiro no mais alto estilo que não sei quanto custou.

A casa que abriga o bar foi erguida em 1904 – não sei o motivo de estar ainda resistindo, pois não está conservada – e fica em frente a um grupo escolar que dá frente para a Avenida Alfredo Balena. De terça a quinta reserva-se para o choro e bossa nova e sexta e sábado para o samba. Vá lá correndo antes que derrubem a casa e acabem com o samba!

5 Respostas para “14/11/10 – A gosto de Deus

  1. Ignus Swerts

    Fui, vou e sempre irei neste bar… ao lado da minha casa. Como um bom amante do samba e fiel torcedor da Portela, o A gosto de Deus sempre tem minha presença….

    Muito bacana o texto….

    Show de bola…

    Ignus Swerts

  2. …do ladinho do meu consultório, o que às vezes é um problema…hoje mesmo, às 19hs, atendi com o fundo musical de Jorge Ben Jor, Gilberto Gil…haja concentração com “o Rio de Janeiro” continuando lindo lá fora…rsrsrs…
    …mas antes era pior…muitas sessões foram interrompidas pelo estampido de foguetes. Ali morava um senhor idoso que foi combatente de guerra e saiu de lá traumatizado, segundo informantes do bairro. Por isso, volta e meia ele chegava ao quintal, soltava os foguetes e gritava palavras desconexas como se estivesse em pleno combate. Passou anos fazendo tal cena diariamente, até falecer. Aí é que a casa virou bar, “a gosto de Deus”, que levou o foguetório e deixou a música…

  3. augustonobuteco

    Juliana,
    taí, esse comentário vai ser aproveitado no livro.
    Augusto

  4. Esse idoso está vivo… ele mora na Casa de Repouso que eu trabalho.
    Ele vive dizendo: ” _ Minha casa é na Av Pasteur, número 4!”
    A irmã dele também mora lá.
    Eu disse pra ele que a casa virou um bar, mas ele não acredita.

  5. augustonobuteco

    Bia,
    quem sabe ele aceita se você disser pra ele que o samba foi morar lá?
    Eu sempre desejei escrever a história de Beagá pelos bares e seu comentário está ajudando nesse sentido.
    Um abraço e obrigado,
    Augusto

Deixe um comentário

