20/01/11 – Bar do Bigode

 

Bastou ver aquele senhor com uma calva completa e fartos pêlos sob o nariz para saber que era o dono do bar. Estava no número 604 da rua Esmeralda, no Prado, bairro que compete pau a pau com o Santa Tereza. Isso tudo foi antes de ver a foto dele, na parede, em frente ao prato com o qual concorreu ao Comida di Buteco em 2004. E fui direto ao assunto, com a maior intimidade:

– Bigode, você ainda tem hoje a Feijoada Embriagada?

Eu estava me referindo ao prato com o qual ele participa do Cachaça Gourmet, que reune 25 bares e restaurantes e vai até dia 28 de fevereiro. Sei que não tenho mais idade para encarar uma feijoada às oito horas da noite de uma baita quinta-feira, mas estava acompanhado do Marcos, meu fiel escudeiro para essas horas difíceis.

 Nos finais de semana esse prato – que custa R$40,00 para duas pessoas – é servido com arroz, mandioca, torresmo, farinha, laranja e couve. Nos dias de semana é servido apenas os “Pertences da Feijoada” por R$25,00. Mas já que estávamos na chuva, pedimos uma porção de torresmo e outra de mandioca. A farinha e a pimenta, acredito, vieram como cortesia. E não morremos por causa disso.

Não estava no programa, mas teve música ao vivo. Apareceu um velhinho – desses que tocam de mesa em mesa – e botou até a Genoveva e a amiga dela para dançarem com o vizinho de mesa, no meio da rua à media luz. São as tais coisas que só acontecem nos butecos, são as tais situações que marcam as nossas vidas. Quantos anos terei que viver para esquecer essa noite?

E as cachaças do festival? Aí, também não. Tínhamos que trabalhar no dia seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s