23/01/11 – Alpino

Puxei pela memória e por mais que eu me esforçasse não consegui saber se eu já tinha ou não estado no Alpino alguma vez. Uma vaga memória do ambiente interno não me dava a certeza se era a minha imaginação ou se foi alguma entrada rápida no salão ou uma espiada pela janela.

O Alpino da Rua Tupinambás 187 , quase esquina com Bahia era o grande restaurante da cidade quando me mudei para Beagá em meados dos anos sessenta. E ele já estava lá uma década antes (envelhecer é isso, contar o tempo em décadas). Era um luxo reservado para poucos e o endereço era o centro da cidade.

Resolvi conferir como a casa está atualmente, mas apenas o endereço da Rua da Bahia 902, estava aberto para o almoço de domingo. E mesmo assim, fechando às 3 da tarde. E mudou, teve que se adaptar ao que é hoje o centro da cidade. Desistiu de sua característica orginal e passou da cozinha alemã dos originais donos para a comida mineira dos atuais. Às quintas e sextas-feiras, a partir das 20 horas rola o samba de raiz do Coisinha do Pai e Pretões.

Recusei-me a aceitar o bufê do self-service (R$25,90) por causa do fechamento da cozinha meia hora antes do horário previsto e insisti cardápio a la carte. Fomos nos tradicionais Filé Alpino e Filé Surprise que custam R$40,00 em média e servem duas pessoas.

E não nos arrependemos nem do pedido, nem do local, cujo acesso se dá através de um longo corredor, onde se pode admirar a exposição de mandalas feitas com diversos materiais.

Agora vou atrás do Scotelaro com a satisfacão de ver que neste janeiro este blog registrou recorde mensal de acessos, desde a sua criação.

Uma resposta para “23/01/11 – Alpino

  1. Vai ver que o recorde de acessos deve-se ao calor, que inspira idas aos botecos, sem falar no conteúdo do blog, que inspira mudanças de rumo. Esta dica do Alpino me pegou de surpresa. Não sabia que ainda existia.

Deixe um comentário

