05/02/11 – Bar da SSBH

Está cansado, estressado, incomodado com o barulho que tomou conta dos bares da cidade? Seus problemas estão resolvidos. Vá ao bar da SSBH, localizado na sede da Sociedade dos Surdos de BH, na Rua Expedicionário Michel Jacob Cheib 162, Caiçara. Mas a entrada do bar é na Rua Belmiro Braga, quase em frente ao Pedacinhos do Céu.

Eu os encontrei no maior papo com a TV ligada sem som para a distração pelas imagens, no prédio que já foi da Copasa, doado pela Prefeitura; a grande caixa d´água sobre o prédio indica a sua origem. Não tive a oportunidade vê-los cantando, como na folclórica piada. Como toda a sede, o bar está passando por reformas. Não deixe de visitar o salão de festas e a sala de troféus.

Servem Skol e Brahma e a porção de fritas com linguiça estava perfeita. O espaço interno não é grande, dispõe de umas dez mesas. Aproveitei a oportunidade de aprender, pela Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), como se pede uma cerveja, uma cachaça, vinho e uísque; vaí que numa emergência eu precise.

Curta a oportunidade de bater bons papos com os surdos. Não se preocupe caso não conheça a linguagem de sinais, exercite seu lado italiano e vá em frente. Eles são extremamente simpáticos, cordatos e educados e têm muito interesse na interação com pessoas ouvintes. Você, provavelmente, encontrará no recinto alguém que é ouvinte (alguém que consegue ouvir) para lhe ajudar na comunicação.

Se você é preciosista e está com receio de pagar micos, vá antes a Confederação Brasileira de Surdos (Amazonas 687 – 3226-6884) e aprenda alguns rudimentos da Libras.

Aproveite a oportunidade para conhecer um pouco da realidade de 500.000 brasileiros que são surdos profundos. Aproveite a oprtunidade para difundir a ajudar na estruturação dessa sociedade, dessa minoria da qual precisamos nos aproximar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s