Mãe e Filha – Tiradentes – 24/07/11

A Adriana tinha me cantado essa pedra há muito tempo e só agora tive oportunidade de conferir. A sugestão dela era para provar um prato, dos deuses, o Pé de Porco do Mãe e Filha, que fica na chamada Estrada Velha, entre São João del Rey e Tiradentes, no município Santa de Cruz de Minas, perto da Cachoeira Bom Despacho, local esse que, com essas dicas, foi muito fácil encontrar. Segundo ela valia os quilômetros rodados.

Grande parte dos fregueses optam pelo self-service a R$10,00, sem balança, com direito a dois pedaços de carne e pelo tamanho dos pratos servidos, parece ser uma alternativa muito boa, que pode ser feita no ambiente interno ou no rústico ambiente externo nas grandes mesas de madeira e piso de chão.

Eu, fui no prato especial da casa, o Pé de Porco, fazendo a encomenda com antecedencia pelo telefone 3355-1663 para não correr risco algum. Apresentou-se-me uma paleta de porco enorme ao molho, desossada, receheada com carne de porco, calabresa e bacom, acompanhada de arroz, polenta, salada e vinagrete (R$40,00), que serve, com folga, 4 pessoas. Passamos, eu e Cristina, os olhos rapidamente pelos acompanhamentos e concentramos-nos na paleta. Como não sou nenhum deus, prefereria um recheio mais leve, mais suculento e mais assado.

Levei para casa o que sobrou da paleta e serviu-me de jantar para mais dois dias, após rápida fritada e acompanhada de pãezinhos. Os donos Márcio e Patrícia garantem que não existe prato similar nas redondezas.

E é realmente uma ótima opção para quem está em Tiradentes e resolve almoçar na estrada ao voltar para BH, podendo escolher nesse, mais rústico ainda, cardápio da foto um frango ao molho pardo, ou com quiabo ou com ora-pro-nobis a R$45,00 ou a costelinha a R$25,00.

Não acredito que sejam pratos caros pois devem servir 4 pessoas como o prato que pedi. Mas gostaria de entender porque um frango com quiabo, arroz e angu – mesmo que seja grande – custa R$45,00. Só pode ser o efeito Tiradentes.

 

4 Respostas para “Mãe e Filha – Tiradentes – 24/07/11

  1. Ok, ok! Dos deuses talvez tenha sido um exagero!!! Embora eu realmente tenha gostado bastante do Pé (o que eu comi era grande, mas era pé!). Concordo com o terrivel efeito tiradente mas, nesse caso, acho que o lugar privilegiado vale a pena! O frango (seja com quiabo, ora-pro-nobis ou molho pardo), à propósito, é muiiito bom!!!!
    Abração

  2. augustonobuteco

    Adriana,
    esse negócio e almocar sem poder beber, deixa a gente muito chato. O que faltou foi uma Havana para por todas as coisas nos seus devidos lugares.
    Um abraco,
    Augusto

  3. olha eu estive varias vezes no restaurante mãe e filha,sou de BH e tenho familia em são joão e sempre que tenho oportunidade dou uma passadinha por la,os pratos em geral são muito bons,e acho o preço muito justo,nada de efeito tiradentes como citado,um frango por exemplo serve ha seis pessoas quando vou la,acho muito bom e recomendo

  4. augustonobuteco

    Stephanie,
    obrigado pelo comentário e pela correção com relação ao preço.
    Acho que, em certos dias, a gente se sente mais pobre e os preços nos parecem mais caros. Deve ser alguma coisa desse tipo.
    UM abraço,
    Augusto

Deixe um comentário

