Imagem

Trattoria Sacra Famiglia – 12/10/12

Aproveitei o trânsito vazio do feriado dessa sexta-feira, atravessei a cidade e fui conhecer a indicada Trattoria Sacra Famiglia, na rua Petrolina 800, na Sagrada Família, já sabedor que era uma pizzaria e que funciona apenas de terça a sábado das 18:30 às 24 horas.

 

Para minha surpresa encontro o local com lotação quase completa (8 mesas internas e 6 externas no passeio), apesar da chuva fina que apenas insinuou-se nessa noite. Deparo-me também com relativa dificuldade para encontrar vagas, já que esse bairro, especificamente essa rua, está se tornando uma região de muitos bares e restaurantes.

 

Enquanto admirava o criativo cardápio apresentado em uma pasta para guardar cartões de visita, levo uma bofetada na cara quando leio em um dos cartões: “As grandes obras são sonhadas pelos gênios, executadas pelos lutadores, desfrutadas pelos felizes e criticadas pelos inúteis crônicos”. Por mais que eu tentasse me imaginar um feliz desfrutador, continuava a me arder a cara de crônico.

 

Nos cartões espalhados dentro da pasta a preencher o espaço de alguma pizza que não está mais sendo ofertada, fico sabendo que a primeira pizzaria foi aberta em 1830 em Nápoles, a primeira no Brasil foi em 1910 (São Paulo) e essa foi aberta em 3/2007. Li, ainda, que uma Trattoria é um pequeno estabelecimento dirigido por uma família; mas foi a proprietária quem me contou que pensavam, quando puseram o nome, em oferecer outros tipos de massas. E também foi ela que me informou que o estabelecimento trabalha com auto delivery, encomenda pelo telefone 3461-1671 e busca na hora marcada.

 

Li nos cartões que as Brahma, Devassa e Skol custam R$5,50 e as Original, Serramalte, Brahma Extra e Bohemia custam R$6,50. Oferecem ainda as long necks e Heineken, Budweiser e Itaipa Premium a R$6,90. Esses preços e o fato de poder beber a minha preferida Serramalte, começou a desarmar o meu espírito crítico.

 

Utilizando um pequeno forno a lenha, no qual cabe apenas uma pizza, o ex-taxista e pizzaiolo Geraldo (responsável também pela compra e preparo dos ingredientes) corre para atender a todos. Eu não sabia que as pizzas mais pedidas eram a Carne de Sol com farofa de cebola e a Shitake Parisiense e encomendei a de Bacon com Alho Torrado, que custou na R$33 na versão pequena (4 fatias). Os preços das 11 Pizzas Tradicionais, 24 Pizzas Especiais e 10 Pizzas Vegetarianas variam de R$30 a R$50 nos tamanhos Pequeno, Médio (6 fatias) e Grande (8 fatias).

 

A minha encomenda estava muito saborosa. Ingredientes de boa qualidade, excelente aparência, quentinha e massa fina deixavam-na como uma das melhores da cidade. Só consegui parar para pensar quando restava apenas a última fatia na mesa e … surpresa: as pizzas, com massas finas, são servidas mais moles que o usual. Essa característica, no estilo europeu, não as deixam, entretanto, com sabor de cruas.

Quando me preparava para sair e a Geórgia aproximou-se de mim com uma compota, imaginei que ia ganhar um doce de presente e levei a segunda bofetada. Não eram doces e sim mensagens enroladas e a que eu tirei dizia: Hoje em dia o homem não sabe o que fazer com o silêncio!

 

7 Respostas para “Trattoria Sacra Famiglia – 12/10/12

  1. Fernanda Rocha

    O que você tem a dizer sobre esta trattoria?; gostaria de conhecê-la. Aqui em Belo Horizonte está muito difícil encontrar uma boa massa . Espero alguma sugestão…

  2. augustonobuteco

    Fernanda,
    preferi publicar logo o meu comentário ao invés de lhe adiantar um comentário.
    Foi mais uma boa dica que recebi. Espero que goste.
    Um abraço,
    Augusto

  3. Margaret B. I.

    Compartilho a dica. Sou cliente deles há uns dois anos e vou com freqüência. Nunca houve uma vez que não tenha saído de lá satisfeita pela pizza e também pelo atendimento, simpatia e pelo ambiente familiar. À pizza de carne de sol com farofa e a Que leva o nome da casa são minhas favoritas e Augusto, se não experimentou, deve voltar … O jiló da entrada em si já merece uma visita. Servido com pequenas torradas crocantes feitas na casa com o que parece ser massa de pizza, vem saborosamente servido em azeite, sem nem um traço de amargor! Delicioso!

  4. Fernanda Rocha

    Augusto, li seu comentário e já estou deveras animada em conhecer esta pizzaria… Obrigada pela dica… Bom dia!

  5. Fui ao Recanto Verde hoje e não vi essa pizzaria. Vou prestar mais atenção! Agora, outro dia subi um pouco mais a Petrolina com um amigo e, por recomendação dele, fomos ao bar do Libério, na esquina da São Lazaro com Costa Monteiro eu acho. Tem de tudo: desde rabada até almôndega. Fica a dica.

  6. augustonobuteco

    Daniel,
    está do mesmo lado da rua, um quarteirão mais acima, se não me engano. Muito fácil de encontrar pois tem cadeiras na calçada. Mas o Bar do Libério já está anotado. Se conseguir o endereço e telefone, me passe por favor. Tentei na internet e não consegui.
    Um abraço,
    Augusto

  7. Augusto, fica na rua São Lázaro, 187. Não achei o telefone mas é daqueles butecos nos quais você chega e senta numa mesa improvisada na calçada.

Deixe um comentário

