Imagem

Espanta Crise Café – 16/12/12

DSC07515editada

Não, o espaço não abre pela manhã e não é um lugar para se tomar café. Apesar do nome, o Espanta a Crise é um dos butecos da cidade, situado na região mais central, que tem as características dos antigos butecos mais preservadas.

Mantém, na arquitetura, a característica dos típicos botecos “bunda de fora” do Rio. Com pouquíssimo espaço interno utiliza um balcão em “L” para servir aos em clientes em pé e dispõe algumas mesas, das de armar, metálicas, minúsculas e sem forro, no passeio.

Outra característica importante que é preservada é a não existência de garçons, que só servem para não chegar na hora que queremos fazer um pedido e demora muito na hora de trazer a conta e o troco. O modelo de serviço é o tradicional, onde o cliente vai ao balcão pede, pega, paga e leva para a sua mesa.

Com relação ao serviço mantém a tradição dos butecos de periferia oferecendo quase nada como petisco, conhecedor do seu público que é do tipo que vai a bar para beber. Não tem cardápio, nem no caderno nem na parede, e para saber o tem para comer, basta olhar para a estufa ou esticar o olho na direção da panela sobre o fogão.

Outra característica preservada é com relação ao horário de funcionamento: não tem horário certo estabelecido. O Tim Maia abre quando quer e o mais prudente é ligar para o proprietário (9996-6135) para saber quando vai abrir.

Preço é outra característica fundamental que foi mantida. Hoje foi dia de latão de Brahma (R$5). Não tinha nada pra comer e a solução foi aguardar os torresmos (R$3) serem fritos. A falta de qualidade dos mesmos era compensada com o fato de terem saído da panela para a mesa.

O Espanta a Crise só cedeu a um modernismo: contratou um Papai Noel para animar as noites pré-natalinas na Avenida do Contorno 1790, e seus mais de trinta clientes – algumas mulheres – que empurravam a noite adentro.

Enfim, uma jóia da tradição butequeira para ser visitada. Vai ser tradicional assim lá nos raios que o parta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s