Açougue Bella Carne – 12/12/14

IMG_3689

Indo atrás do cheiro de churrasco que chegava ao 15º. andar do prédio onde eu fazia fisioterapia, andei uns duzentos metros e cheguei na esquina das ruas Paraíba com Cláudio Manoel.

Quando vi a multidão, pensei, inicialmente, tratar-se de uma manifestação pela volta da ditadura. Depois pensei que fosse uma manifestação pelo fim do financiamento de empresas para as campanhas políticas. Quando vi grandes rolos de fumaça que se levantavam atrás da multidão, pensei tratar-se de vandalismos dos black blocs.

Qual nada! A fumaça tinha o cheiro que eu buscava e vinha de duas pequenas churrasqueiras portáteis armadas na frente do Açougue Bella Carne, que produz, há 10 anos, um churrasquinho com cerveja no passeio, muito adequado para essas nossas tardes quentes de verão. O Bella Carne, sem necessidade de efeitos especiais, transforma-se em um bar às sextas-feiras, das 17 às 21 horas

E lá estavam todos os tipos, que eu olhava como se assistisse a um filme. Grupos de animados aposentados que, de pé, utilizavam a caixa elétrica junto ao poste como mesa; devem ter sido os primeiros a chegaram para ter esse privilégio, pensei. Grupos de rapazes com roupas de trabalho e crachás dependurados no pescoço, utilizando a lixeira como apoio, grupos de moças sentadas no meio-fio, casal com filho fantasiado de super-herói que dava pernadas e socos na fumaça, babá acompanhando crianças bem pequenas que ganharam o passeio com espetinho e refri ou transeuntes que passavam, compravam e seguiam. E muitos se cumprimentavam indicando serem habitués do local.

Churrasquinho de coração, boi, porco, medalhão e queijo (esses dois últimos comprados) a R$4,00 e cerveja Skol e Brahma a R$3,50 exigia trabalho constante dos 2 funcionários encarregados da churrasqueira.

A fumaça constituía-se no personagem principal do enredo; era ela que atraia, que incomodava, que provocava abanos incomodados nas velhas… E não adiantava se posicionar favoravelmente porque ela, sem mais nem por que, mudava de direção e ia ao seu encontro, entrando na padaria do outro lado da rua ou indo para a sacada do andar superior onde moradores a harmonizavam com as cervejas que também bebiam.

Nunca ia, entretanto, na direção do bar ao lado, devido ao ventilador, estrategicamente montado, que protegia os “bundas-pesadas” que preferiam pagar mais caro pelo churrasco e pela cerveja para ter direito a mesa, ali sentados para atrapalhar o cenário do filme que eu insistia em assistir.

Saí um pouco desse filme e fui rever um filme antigo, onde os dusseldorfenses, animados com o calor de curta duração, enchiam os quarteirões fechados da Altstad, para beberem suas cervejas escuras e comerem seus salsichões.

Por fim, afastei-me e fiquei espiando da contra-esquina. Lembrei-me de uma reportagem que vi hoje, na televisão, na qual o prefeito Márcio Lacerda, aproveitava o aniversário da cidade e solicitava o tombamento, pela Unesco, do conjunto arquitetônico da Pampulha. E pensei: ele deveria tombar era o conjunto que eu observava. Ou, pelo menos, parar de mandar seus fiscais implicarem com a presença de uma churrasqueira no passeio.

Rua Paraíba, 835, Funcionários – Telefones:  3262-0839  – Funciona às sextas-feiras das 17 às 21 horas. Aceita encomenda dos churrascos.

IMG_3680

Rua Paraíba, 835, Funcionários – Tel: 3262-0839 – Funcionamento: às sextas-feiras das 17 às 21 horas

Anúncios

8 Respostas para “Açougue Bella Carne – 12/12/14

  1. Flavio Morais

    Grande Augusto! Estava pensando aqui em como você descobre esses lugares bacanas e descobri agora: vai pelo faro. Hehehe!! Gostei. Vou lá conferir. Abraço, meu caro!

  2. Juvenal P.

    Você sumiu!! Achei que estava morto….

  3. Augusto, bem vindo de volta…e que venham novas descobertas…um grande abraço!

  4. Que felicidade em ver que você voltou! Fez falta! Obrigado!

  5. Poxa Augusto!!! pensei que um dos torresminhos consumidos em suas andanças havia entupido alguma veia cava… que bom que você voltou!!! Já estou indo lá no Zé Pretinho…

  6. Grande Augusto!!! Bom tê-lo de volta ao blog. Um grande abraço!

    Ass: Nenel

  7. Juvenal P.

    Janeiro… deve estar de férias em Paris ou na Brastislava.

  8. E a Dilma ? tá querendo acabar com a sua cerva e tiragosto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s