24/7/10 – Parrilla del Mercado

Sábado é dia de ir ao mercado. Sábado é dia de ir ao bar. E dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E não é preciso enfrentar o transito, o aperto e o horário curto do Mercado Central. Para nossa comodidade existe o Parrilla del Mercado, que funciona no Mercado Distrital do Cruzeiro; rua Ouro Fino 452.

Fiquei pensando que um espaço como este deveria ser tombado antes que acontecesse com ele o mesmo que aconteceu com os mercados de Santa Efigênia e Barroca. Tombado com o bar interno onde se toma uma gelada, nos banquinhos, na companhia dos amigos, na frente da tv para não deixar o assunto morrer.

O lugar é tudo de bom. De um lado um morro, do outro um barranco. Aberto, iluminado, arejado, com recursos para fechar ou abrir os toldos superiores e laterais de acordo com a quantidade de sol ou frio. Amplo estacionamento, banca de revista ao lado, loteria, açougue, delicatessen. Se eu morasse no Cruzeiro, assumiria a função de fazer a feira.

Pouco antes do almoço não estava cheio, mas pela quantidade de garçons disponíveis sou obrigado a acreditar na informação de que é no final da tarde que bomba. Funciona das 11até às 2 da manhã.

Pedi uma batata assada com queijo rockford e uma porção de morcilla, uma no cravo e outra na ferradura, um para garantir e outro para experimentar. Quando o garçom explicou que a morcilla é um “embutido de sangue bovino temperado” eu pensei: Ah! Então não choriço. E eu que nunca tinha encarado os chouriços de butecos, arrisquei.

A batata quase me impediu de almoçar de tão grande e o primeiro pedaço da morcilla desceu bem, ainda estava quente. O segundo pedaço teve que ser ajudado pela pimenta. Mesmo o pão, o molho de ervas e a pimenta não impediram que eu percebesse a excêntrica textura do sangue quando comi o terceiro e último pedaço.

Ainda bem que estava acabando.

Deixe um comentário