Chamego´s Bar – 13/4/12

Nem as mesas na larga calçada refrescadas pela temperatura amena dessa agradável noite belorizontina, nem o patrocínio de órgãos governamentais, nem o apoio de empresas privadas de peso, nem a promoção midiática, nem a chancela do Comida di Buteco, conseguiram que o Chamego´s Bar elevasse substancialmente a qualidade de seus  tira-gostos.

 

Fica situado em Lourdes, na Rua Aimorés 1912 (3273-4031), esquina com Bias Fortes, numa esquina próximo a antigas borracharias e outras atividades que mais lembram o Centro. Não é voltado para atendimento da população que mora no entorno e sim para atender a quem passa por alí. Recebia nessa ocasião um público diferenciado que estava interessado em participar do Comida di Buteco 2012.

 

Sobra higiene no banheiro, sobra estética e bom gosto no arranjo do prato, mas falta criatividade e qualidade na construção do prato oficial participante (Uai pode! Uai pede! – Filé de frango ao molho branco gratinado com queijo tradicional mineiro) a R$$22,90. Os três espetinhos feitos com uma azeitona, um cubinho de queijo e um pedaço de salsicha e as torradinhas que acompanhavam o prato, pensados para enfeitar e completar o prato mais atrapalharam que ajudaram; foram preparados com muita antecedência es estavam com cara de ontem.

 

O velho garçom, talvez por não estar devidamente orientado, informou-nos não ter nem a Brahma Extra nem a Serramalte, que constam no cardápio, para vender mais a Bohemia que está patrocinando o evento. Não acho isso assim tão correto, mas seria mais ético retirar do cardápio o que não está à venda.

 

Se o bar não enche os meus olhos e da maioria dos fregueses a ponto de não ganhar o concurso, consegue se manter nele, sem ser rebaixado, há vários anos.

 

E, finalmente, parabéns para a pessoa que estava coordenando a entrada dos fregueses e recebeu com muita serenidade e profissionalismo as minhas críticas, dadas a ela por solicitação dela, no momento da minha saída.

 

Anúncios

11 Respostas para “Chamego´s Bar – 13/4/12

  1. Augusto, quando vi a lista desse ano achei esse tira gosto o mais fraco, mas também quebrei a cara com o Temático e suas trouxas com massa de panqueca e carne seca com molho de tomate enlatado e queijo (sim, queijo, que é obrigatório) salpicado por cima. Os bares não entenderam a proposta do ingrediente obrigatório, que deveria ser valorizado no prato. Tem um outro que não me lembro que entendeu melhor: o prato é composto por queijo empanado e frito, com molho e pão. Está faltando originalidade.

  2. Ah… e agora é oficial: desisiti desse festival sem graça.

  3. Xara, Concordo com os seus comentários. Nao gosto do Chamego´s como buteco de comida di buteco, é sempre sem graça, mas sempre dou uma chance ao PF deles durante a semana. No inverno o pf de vaca atolada com costelinha tem o seu lugar, recomendo.

  4. augustonobuteco

    Falou Xará,
    fica aí a dica para todos que nos leem.
    Vou ver apareço lá nesse inverno que tá chegando.
    Um abraço,
    Augusto

  5. augustonobuteco

    Daniel,
    concordo com você. A organização deveria exigir uma presença do produto indicado de uma forma mais presente na composição do prato, como forma de introduzir, efetivamente, novos elementos na gastronomia butequeira. Dessa forma, vira um subterfúgio e não se muda nada.
    Vamos mandar essa dica para a organização? Eu vou tentar contato com ele pois acredito que o Comida di Buteco tem força para promover essa transformação.
    Um abraço,
    Augusto

  6. Ana & Rodrigo

    Augusto, não devemos generalizar com base em apenas 3 bares visitados! Fomos em 8 e a média não está ruim… Destacamos o Pimenta com Cachaça e o Pé de Goiaba (pratos deliciosos que mereceram 10). Além desses 2, que para nós são os melhores até então, ainda fomos no: Estabelecimento, Barbazul (ótimo!), Cantina da Ana, Bar do Ferreira (tradição impecável), Adega & Churrasco o e novato Bar da Cláudia. Vamos gastar um pouco mais da sola do sapato!

  7. augustonobuteco

    Ana e Rodrigo,
    expliquem-me uma coisa: quem foi que generalizou? Eu? Onde, como e quando? Ajudem-me a entender o comentário.
    Um abraço,
    Augusto

  8. Ana & Rodrigo

    Ô Augusto… não nos entenda mal! A “generalização” ficou por conta dos comentários do uso do queijo no festival. Realmente há bares em que o queijo é um mero coadjuvante, está salpicado no prato. Mas existem bares que usaram o queijo de forma bacana, honesta e original, apresentando-se de acordo com a real proposta do evento. Acreditamos que esse desencontro na proposta do uso do queijo com certeza será avaliado pela organização do evento.
    Abraço!

  9. augustonobuteco

    Ana e Rodrigo,
    penso que a organização deveria estabelecer limites para a participação do elemento indicado na composição do prato como forma de incentivar a criatividade. Acredito que os bares ficam com medo de inovar e serem desclassificados.
    Um abraço,
    Augusto

  10. Ana & Rodrigo

    Ei, Augusto!
    Pois é… não sei o que pensar da nova proposta do CDB para 2013: Mandioca e Linguiça. O que você pensa?
    O blog está ótimo!!!!
    Abraço!

  11. augustonobuteco

    Ana e Rodrigo,
    estou surpreso com tanta originalidade. Essa decisão significa que os donos não precisam criar nada, basta escolher entre um dos pratos que já existem no cardápio.
    O Eduardo Maia está com preguiça de pensar. Nós vamos criar o Off CdB 2013.
    Um abraço,
    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s